Aparados da Serra - Patrimônio Natural e Cultural
As paisagens dos Aparados da Serra, na região dos cânions do sul do Brasil (os “peraus” e as “grotas” da linguagem popular regional), estão na gênese do Instituto Vento.
Conheça dois projetos do Instituto Vento nos Aparados da Serra, bioma Mata Atlântica.
Projeto Nas Pegadas do Leão-baio e Lobo-guará
* Lei Federal de Incentivo à Cultura / Patrocínio ANSELMI
Em realização, o filme-documentário “Aparados da Serra: nas pegadas do leão-baio e lobo-guará” mostra o ressurgimento e estudo de dois animais raros: o lobo-guará e o leão-baio. Com abordagem documental e etnográfica, o filme revela as paisagens naturais e culturais dos Aparados da Serra no Rio Grande do Sul.
Conheça o projeto / Vídeo teaser (7’20”)
Projeto Paisagens Profundas
* Prêmio FAC-Patrimônio Pró-Cultura SEDAC - Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul.
Paisagens Profundas aborda o conceito de Paisagem Cultural na região dos peraus (cânions) do Sul do Brasil, em ensaios de texto e imagem dos autores Carlos Fernando de Moura Delphim (escritor, pensador da paisagem), André Costantin (diretor e roteirista) e Daniel Herrera (fotógrafo).
O projeto, desenvolvido originalmente ao abrigo de TranseLAB, gerou conjunto de acervos disponíveis ao público: ensaios, fotografias, vídeos e publicação final. Com este projeto, surgiu o conceito e a iniciativa de criação do Instituto Vento.
Conheça os conteúdos no site do Projeto: